![]() |
Imagem da Internet. |
O maracatu é uma manifestação cultural popular brasileira, uma dança, um ritmo e um ritual religioso com crenças africanas que surgiu por volta do século XVII e XVIII, com origem no Estado de Pernambuco. Esse ritmo é ligado as irmandades do rosário, as cerimonias de coroações de reis e rainhas da nação negra que com o passar do tempo foram perdendo sua força, passando assim, a realizarem suas apresentações nos carnavais de Pernambuco, principalmente no de Recife.
Existem dois tipos de maracatu, que são diferenciados de acordo com o baque (batida). Tem o Baque Virado, conhecido também como maracatu nação, que é mais comum na região metropolitana de Recife e tem como característica o som mais lento que se acelera aos poucos. Característico da cidade de Nazaré da Mata, o Baque Solto é também chamado de maracatu rural e tem um ritmo mais acelerado.
![]() |
Imagem da Internet. |
O som do maracatu é composto por vários instrumentos de percussão, como a zabumba, a ganza, o agogô e o tarol, juntos eles definem a dança do maracatu. Assim como os instrumentos, são vários os personagens que compõem o maracatu, tem o porta estandarte, que leva no estandarte o nome do grupo com o ano que foi criado, tem o rei e a rainha que são figuras importantes do cortejo, as baianas chamadas de yabás entre outros personagens.
Em pernambuco existem muitos grupos de maracatu, e no carnaval são várias as apresentações que eles fazem, para animar aqueles que curtem essa cultura, lembrando da existência de grupos mais modernos com a influência do maracatu, como Nação Zumbi e Manguebeat, movimento criado por Chico Science.
Nenhum comentário:
Postar um comentário