O forró é um ritmo apaixonante e tradicionalmente nordestino, surgiu com Luiz Gonzaga e se espalhou por todo Brasil, ficando conhecido como forró pé de serra. Assim permaneceu até a década de 90, quando surgiu o forró estilizado que tem como principal característica o som dos instrumentos elétricos, como o baixo e a guitarra elétrica. Já o estilo tradicional é composto pela zabumba, pelo triângulo e pela sanfona.
O forró estilizado conquistou o público rapidamente e despertou o interesse dos forrozeiros tradicionais a praticarem a dança desse estilo musical. Foi o que aconteceu com o professor e dançarino de forró estilizado Valdeck Farias, criador de coreografias e precursor na dança da boneca. "Em 1984, há 32 anos, criei a primeira escola de forró do mundo e sou criador e precursor da dança da boneca que é sucesso até hoje." Falou Valdeck ao Entreter.
Ele que participou este ano, da comissão de frente da escola de samba Vila Isabel, conta como foi participar deste evento. " Foi uma experiência única e encantadora, só quem viveu essa magia sabe do que eu estou falando, mais de 100 mil pessoas e o mundo inteiro apreciando o seu trabalho isso é inexplicável." Valdeck já se apresentou em várias emissoras de televisão ajudando a dar visibilidade tanto ao ritmo nordestino como também à dança.
Os que entendem e são apaixonados pelo forró, sabem que a evolução desse estilo tem gerado controvérsias, pois dançarinos e até mesmo cantores do modo tradicional, se questionam se o "estilizado" pode ser chamado de forró, já outros, dizem que essa modernização foi essencial para a propagação do estilo musical no mundo.
Perguntado sobre essa diferença entre a dança do forró estilizado e o forró pé de serra, Valdeck responde de forma bem nordestina. "O pé de serra é mais coladinho, com rala buxo, coxa a coxa e rastado pelo chinelo. O estilizado é o contrário, se caracteriza por giros, variações de movimentos e é mais ousado com acrobacias. No final todos são bons e viva o forró.
Atualmente Valdeck Farias deu início as aulas de dança de salão no Centro Comunitário da Paz, localizado no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife além de realizar apresentações e eventos em todo o Brasil levando claro, o nome de Pernambuco junto.