Total de visualizações de página

domingo, 29 de julho de 2018

Recife recebe oficinas de dança Flamenca

Imagem da Internet

      Para quem gosta de Flamenco, o blog Entreter traz uma ótima notícia. Nos dias 3, 4 e 5 de agosto a Sala Mourisca, localizada no bairro de Setúbal, Região metropolitana do Recife  vai receber oficinas da dança flamenca ministradas pela Professora Paulista La Cubanita. 

La Cubanita iniciou suas atividades flamencas há quinze anos, em 2006 participou do Festival de Dança de Paraty, no Rio de Janeiro, onde recebeu o prêmio solista de Flamenco, criadora do espetáculo “Ciudad de Las Ideas” com a participação de um elenco expressivo de contemporâneo e músicos renomados no cenário brasileiro e exterior recebendo assim, o prêmio Artista Revelação pela jornalista Nazareth Moureaux colunista do Litoral de São Paulo.


      Há cinco anos montou sua escola intitulada “Núcleo Faces de Arte Flamenca”, instalada oficialmente em Atibaia e é diretora do Núcleo Flamenco instalado em Santos, na Ballare Escola de Dança. A professora criou também o Show Itinerante “Aires de Espana” que traz ao público uma vivência plural e versátil da cultura espanhola sob a perspectiva de diversos povos que habitaram a Espana e já se encontra em sua VI Edição sempre com casa lotadas.

     As oficinas serão voltadas para todo o tipo de público que se interessa pela arte, uma vez que haverá uma oficina voltada para quem nunca fez aula de dança flamenca, ótima oportunidade para descobrir e iniciar os estudos na dança. E quem quiser adquirir artigos, acessórios e roupas, no sábado dia 04 haverá um stand com produtos La Bailaora, marca conceituada em artigos de dança flamenca.
  Veja o cronograma das oficinas e o vídeo convite da professora La Cubanita em mais informações.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Descubra o Flamenco


imagens de arquivo pessoal

Você já deve ter ouvido falar em dança flamenca, mas você já parou para pensar no que é a dança flamenca? sua origem? em quê ela consiste? Pois bem, para responder essas e outras perguntas contamos com o auxílio da professora de dança flamenca Fernanda Paulino, que atualmente ministra aulas diariamente na Sala Mourisca, localizada no bairro de Setúbal, Região Metropolitana do Recife.

O Flamenco é uma arte popular que inclui o canto, a guitarra e a dança, o surgimento desta arte ocorreu ainda no século XVI em Andaluzia, localizada no sul da Espanha. A palavra flamenco foi usada pela primeira vez em 1835. Acredita-se que o termo deriva do árabe fellah (camponês) e mengu (fugitivo), e foi usada como sinônimo de cigano andaluz. Estudiosos sustentam ainda a referência de flamenco ao termo "flamância" de origem alemã, que significa fogosidade ou presunção, e que era aplicada aos ciganos por seu temperamento.
imagens da internet


Mouros, judeus e ciganos tiveram papel fundamental na construção do flamenco pois a perseguição que sofriam através da inquisição espanhola os inspiraram a fundir suas culturas fazendo com que o flamenco surgisse. Muitas das músicas flamencas ainda refletem o espírito desesperado, a luta, a esperança, o orgulho e as festas noturnas durante essa época.


Em 16 novembro de 2010, o flamenco foi declarado património cultural imaterial da humanidade pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. E aí gostou de conhecer um pouquinho a história do flamenco? Que tal agora ver como se dança? Clica no link abaixo e desbrave essa arte.
imagens da internet




domingo, 1 de julho de 2018

Chegou a hora de apagar a velinha!


Superação é a palavra de ordem. A cada dia a equipe do blog entreter tenta trazer o melhor da dança em Pernambuco para você. Variedades de estilos de dança, workshops, sorteios, eventos gratuitos, espetáculos de dança e entrevistas são alguns de nossos trabalhos, tudo de forma gratuita e sem patrocinio o que as vezes dificulta o trabalho mas não desanima. Ao longo destes três anos houveram muitas conquistas e haverão bem mais. Queremos agradecer a todo mundo que ama esse blog e que faz parte dessa história.